26 January 2014

WAWRINKA VENCE NADAL E GANHA O 1º GRAND SLAM

Por Bernadette S. Holvery
de São Paulo
____________________

Stanislas Wawrinka derrota o nº 1, Rafael Nadal, na final do Australian Open, e ganha o seu primeiro Grand Slam, aos 28 anos. O suíço, atual nº 8 do ranking, passa, a partir de segunda-feira, a ser o nº 3 e, de lambuja, ainda será o primeiro da Suíça, desbancando Roger Federer.

http://www.tennisgamechannel.com , Canal do Tênis, jornalista Bernadette S. Holvery, especializada em torneios de tênis, Tennis Game Channel, journalist specializing in tennis tournaments, periodista especializada en torneos de tenis,  - Stanislas Wawrinka derrota o nº 1, Rafael Nadal, na final do Australian Open e ganha o seu primeiro Grand Slam, aos 28 anos. O suíço, atual nº 8 do ranking, passa, a partir de segunda-feira, a ser o nº 3 e, de lambuja, ainda será o primeiro da Suíça, desbancando Roger Federer.http://www.tennisgamechannel.com , Canal do Tênis, jornalista Bernadette S. Holvery, especializada em torneios de tênis, Tennis Game Channel, journalist specializing in tennis tournaments, periodista especializada en torneos de tenis,  - Stanislas Wawrinka derrota o nº 1, Rafael Nadal, na final do Australian Open e ganha o seu primeiro Grand Slam, aos 28 anos. O suíço, atual nº 8 do ranking, passa, a partir de segunda-feira, a ser o nº 3 e, de lambuja, ainda será o primeiro da Suíça, desbancando Roger Federer.
Stanislas Wawrinka, Pete Sampras (ex nº 1), Rafael Nadal

O tenista suíço Stanislas Wawrinka, 28 anos, nº 8 do ranking, derrotou o espanhol Rafael Nadal, n º 1, por 3 sets a 1, com parciais de 6-3 6-2 3-6 6-3.

O suíço já havia tirado o nº 2, Novak Djokovic, que era o campeão do torneio.

Wawrinka, a partir de segunda-feira, será o nº 3 do ranking ATP e o nº 1 da Suíça, que foi ocupado na última década por Roger Federer.

O jogo começou com o suíço vencendo o primeiro set, quebrando duas vezes o espanhol.

A partir desse primeiro set percebia-se que Nadal não estava indo em todas as bolas, mas Wawrinka jogou o melhor set de sua vida.

O segundo set foi o mesmo, até que Nadal encolheu-se em quadra, com cara de dor. Nadal saiu para ser atendido pelo massagista no vestiário.

Wawrinka teve uma atitude muito antipática nesse momento, discutindo com o juiz, cobrando satisfações.

Nadal voltou e todos ficaram com a certeza que o espanhol ia desistir do jogo. Ele completou o segundo set a duras penas.

No intervalo para o terceiro set, Nadal foi atendido na quadra e, pela massagem que ele recebeu, deu pra saber que a lesão era nas costas.

Nadal voltou a jogar, mas com dificuldade. 

Wawrinka, por ficar inseguro com a situação de Nadal errou demais e perdeu o terceiro set.

No quarto set ainda pudemos ver uma tênue tentativa de Nadal de voltar ao jogo, mas depois do terceiro ponto ele só cumpriu presença em quadra, deixando Wawrinka fazer os pontos.

Uma pena. O que esperávamos que seria um jogaço transformou-se em um sufoco para Nadal e Wawrinka e para quem assistia o jogo.

Na plateia, grandes nomes do tênis, como o australiano Rod Laver e o americano Pete Sampras, ex número 1, que esperava entregar o troféu a Nadal, que se ganhasse empataria com ele em número de títulos de Grand Slam, 14 troféus.

Wawrinka mereceu o troféu, mas Nadal está de parabéns. Ele jogou, mesmo que daquele jeito, e valorizou a vitória do suíço. Tenho certeza que ele achou que seria desonrosa a vitória de Wawrinka pela desistência dele.

Na premiação, tanto Nadal como Wawrinka estavam emocionados e foi pra lá de bonito ver Rod Laver, único tenista a ganhar pelo menos dois Grand Slams de cada, tietando e tirando fotos dos jogadores.

O tênis tem muitas histórias pra contar e hoje foi escrita mais uma: o dia que Nadal, machucado, jogou até que o adversário, e amigo, conseguir vencê-lo.

Com esta final, em Melbourne, o ranking muda consideravelmente.

Wawrinka escala 5 posições e ocupará o 3º lugar, antes ocupado pelo espanhol David Ferrer, que cai para o 5º lugar.

O argentino Juan Martín Del Potro, antes 5º, agora será o 4º, mesmo tendo sido eliminado na segunda rodada.

O britânico Andy Murray, que era o 4º, agora será o 6º, que era ocupado pelo suíço Roger Federer, que vai para 8º.

O tcheco Tomas Berdych continua em 7º lugar.

Os franceses Richard Gasquet e Jo-Wilfried Tsonga, continuam em 9º e 10º lugares, respectivamente.

O sérvio Novak Djokovic continua em 2º, mesmo não tendo defendido os pontos do torneio australiano.

Rafael Nadal, que ganha com o vice-campeonato australiano 1.200 pontos, dispara na frente, em 1º, absoluto, com uma diferença de 3710 pontos.

O ranking ATP, a partir de 2ª feira ficará assim:


  • 1. Rafael Nadal (ESP), 14.330 (não muda)
  • 2. Novak Djokovic (SER), 10.620 (não muda)
  • 3. Stanislas Wawrinka (SER), 5.710 (era 8º)
  • 4. Juan Martin del Potro (ARG), 5.370 (era 5º)
  • 5. David Ferrer (ESP), 5.280 (era 3º)
  • 6. Andy Murray (GBR), 4.720 (era 4º)
  • 7. Tomas Berdych (TCH), 4.540 (não muda)
  • 8. Roger Federer (SUI), 4.355 - cai 2 (era 6º)
  • 9. Richard Gasquet (FRA), 3.050 (não muda)
  • 10. Jo-Wilfried Tsonga (FRA), 2.885 (não muda)

No comments:

Post a Comment