24 February 2014

RIO OPEN ENTRA NO CALENDÁRIO ATP COM SALDO POSITIVO

Por Bernadette S. Holvery
____________________

O Rio Open, primeiro torneio ATP 500 da América do Sul, terminou neste domingo com o convidado de honra, o espanhol Rafael Nadal, número 1 do mundo, como campeão e com saldo positivo.

O Rio Open, primeiro torneio ATP 500 da América do Sul, terminou neste domingo com o convidado de honra, o espanhol Rafael Nadal, número 1 do mundo, como campeão e com saldo positivo. http://www.tennisgamechannel.com , Canal do Tênis, jornalista Bernadette S. Holvery, especializada em torneios de tênis, Tennis Game Channel, journalist specializing in tennis tournaments, periodista especializada en torneos de tenis,
Rafael Nadal 

O local do Rio Open, o Jockey Club Brasileiro, que fica  na Gavea, perto da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, apesar dos problemas de estacionamento, é um dos locais mais lindos da cidade maravilhosa, o que enfeitiçou a todos os amantes de tênis, ou mesmo os fãs de Nadal,  que vieram de todo o país para o evento.
.
O organizador Luiz Carvalho, o Lui, deu entrevista à Saque e Voleio e falou de todos os problemas detectados e que prometeu que na próxima edicão, 2015, vão tentar saná-los.

Um dos visíveis problemas foi a falta de público. Mesmo nos jogos do Nadal podíamos ver lugares vazios e, todos sabiam que os ingressos se esgotaram rapidamente.

Lui disse, ao jornalista Alexandre Cossenza, que uma parte dos ingressos foi distribuída aos patrocinadores e que os mesmos não compareceram. No próximo ano eles vão tentar não fazer isso.

Outro problema foi o calor que fazia durante o dia. Os cariocas preferiam enfrentar uma boa praia do que o calor das quadras.

Outra crítica constante foi em relação ao nível feminino, já que a melhor ranqueada dessa primeira edição do Rio Open WTA era a tcheca Klara Zakopalova, que após o torneio subiu para 32º lugar do ranking.

Lui explicou que enquanto acontece o Rio Open, também acontecem outros dois torneios, em Doha, no Qatar e em Dubai, nos Emirados Árabes, e são torneios que pagam muito bem. Isso dificulta para trazer tenistas do Top 10. As tenistas que aceitaram vir ao Rio Open eram as que sabiam que não tinham nada a perder ou as de espírito aventureiro.

Na ATP é mais fácil, segundo Lui. Nadal veio e venceu. No próximo ano fica mais fácil ele vir para defender esses pontos. Os outros profissionais também gostaram do tratamento recebido e essa é a melhor propaganda.

A pergunta que não foi feita: Nadal se queixou do nível de terra da quadra e também das bolas do torneio (Head Pro) e chegou a falar na coletiva para a imprensa que não sabia como a ATP permitiu que uma bola tão ruim fosse a bola oficial. 

O torneio foi realizado pela IMX, que tem por trás o empresário carioca Eike Batista. Esse é um cartão de visitas fortíssimo. Se neste ano ele conseguiu trazer o Nadal e David Ferrer e outros nomes do Top 20, com certeza podemos esperar mais tenistas Top 5 para o próximo ano.

Vamos aguardar ansiosos a edição 2015. 

Parabéns aos organizadores do Rio Open 2014. Sucesso total.




1 comment:

  1. Realmente muito bom o seu artigo Bernadette e a sua página é linda. Adorei! Parabéns! ;)

    ReplyDelete