30 April 2013

Rafael Nadal é a ameaça provável para tirar de Novak Djokovic o topo do ranking

Rafael Nadal e Novak Djokovic

Rafael Nadal é a aposta mais provável para desafiar a liderança de Novak Djokovic no Emirates ATP Ranking até o final do ano. 

Apesar da derrota na final do Monte-Carlo Rolex Masters, tudo indica, que pelos pontos que está conquistando, Rafael Nadal está prestes a se tornar a pedra no tênis de Djokovic, que vai tentar virar o terceiro ano consecutivo no topo do ranking.


Nadal, depois de ter parado de jogar por sete meses, por causa de uma lesão no joelho, emergiu com uma força indiscutivel e tornou-se a maior ameaça ao sérvio depois de chegar às finais dos seis torneios que participou este ano e levando quatro desses troféus para casa, inclusive o torneio da semana passada, o Barcelona Open Banc Sabadell.

Rafael Nadal, apesar de ter-se queixado algumas vezes dos problemas do joelho,  não retornou enquanto não estava 100 por cento. Ele voltou na hora certa pois ainda tem mais chances do que qualquer outro de voltar a ser de novo o no. 1 do mundo.

Nadal está em plena fase saibro do circuito. Para o rei do saibro essa é a fase mais produtiva e lhe rende muitos prêmios. 

Ele parte agora para o Masters 1000 de Madri, em seguida o Masters 1000 de Roma e em seguida Roland Garros, onde já foi campeão por sete vezes nos últimos oito anos.

Djokovic só teve tantos pontos desde o ano passado depois que Nadal encerrou sua temporada por causa da lesão. Agora Nadal voltou e assombra o atual no. 1.

Nadal está no 5o. lugar do ranking neste momento, atrás de Djokovic, no. 1, Roger Federer, no.2, Andy Murray, no.3 e David Ferrer, no.4. Ele parece estar em melhor posição para brigar pelo primeiro lugar do que os outros.

O que vai acontecer daqui até Winbledon (são 6.000 pontos somados os dois Masters 1000 + Roland Garros + Winbledon) vai definir o tom da disputa pelo primeiro lugar no ranking. Djokovic está em boa posição agora, mas a corrida pode começar a ficar apertada para ele. 

Bernadette S. Holvery