04 May 2013

Rafael Nadal critica o desfecho da "Operação Puerto" e fala do Projeto Olímpico espanhol

Rafael Nadal

Rafael Nadal, tenista espanhol, n°5 do mundo, criticou nesta sexta-feira, em Madri, o desfecho da "Operação Puerto" que é o codinome de um malfadado processo da Espanha que indiciou o médico Eufemiano Fuentes que "tratava" pacientes do mundo esportivo com EPO (eritropoietina), testosterona, anabolizantes e transfusões de sangue.

Nadal disse que "os trapaceiros devem receber o desprezo dos outros atletas e serem constrangidos na frente de toda a sociedade.""Eu acho um erro não terem dado os nomes de quem nos traiu, porque pelo menos eles deveriam receber o desprezo dos outros atletas e serem constrangidos na frente de toda a sociedade. Mas isso não aconteceu, por isso temos que continuar trabalhando para o esporte cem por cento limpo e esperar que no futuro não se repitam casos desse tipo ". Ele ressaltou  que considera a resolução "injusta" e que "não é bom para ninguém".

Nadal deu a declaração em um evento promocional de um patrocinador, a Kia, que participava junto com o jogador de basquete Jose Calderon do Detroit Pistons.

A "Operação Puerto" começou em 23 de maio de 2006 quando a Guarda Civil espanhola deteve Fuentes e no momento da prisão ele tinha uma agenda com muitos números de telefones de atletas, tenistas, jogadores de futebol e ciclistas, todos da elite do esporte espanhol e europeu. Em sua clínica encontraram 185 bolsas de sangue desses atletas para a realização de  autotransfusões para que o doping não se aparecesse. 

Segundo as investigações do Instituto Armado, Fuentes era o cabeça de uma rede de doping que melhorava o rendimento dos esportistas, tudo bancado pelas empresas patrocinadoras. Ele tinha colaboradores na Itália, na Alemanha e na Espanha. 

Os clientes não foram indiciados e nem tiveram os nomes divulgados porque o juiz do processo decidiu que se tratava de um problema de saúde pública, e em Espanha doping não era um delito penal.

A sentença final, depois do processo ser reaberto duas vezes, deu um ano de prisão para o médico Eufemiano Fuentes por delito contra a saúde pública. Ele ficará afastado da medicina por quatro anos e pagará multa diária de 15 euros por 10 meses. Os nomes dos clientes não serão revelados. 

Nadal disse "não sou ninguém para julgar. Tomaram uma decisão e eu tudo o que posso fazer é dar a minha opinião. A resolução não é boa para ninguém. Os únicos vencedores são aqueles que têm enganado e parece injusto ter sido assim em um caso tão grave e prejudicial como a imagem do desporto em geral e neste caso atletas espanhóis". "Pessoalmente parece injusto não dar os nomes de quem nos traiu, seja espanhol ou não, porque afinal de contas, sabemos que a nível mundial a imagem que isto deixa do nosso país não é o que poderíamos esperar. Acho que o lado positivo é que deixa-se de falar sobre isso"

Quanto ao projeto olímpico apresentado por Madrid, Nadal disse que a capital espanhola "está pronta para começar" e que considera isso "necessário" para o país. "Estamos mais do que preparados para isso. Além disso, eu acho que precisamos consegui-lo. seria um grande impulso para o nosso país ", acrescentou. 

Nadal também falou do Masters 1000 de Madri, na Caja Mágica, que começou nesta sexta-feira. O espanhol disse que este ano conseguiram "a melhor quadra de terra batida" da história do torneio de Madrid.  "A pista está em perfeitas condições." É o melhor caminho de terra batida desde que o torneio é disputado. Estou feliz de jogar em Madrid. É um dos lugares mais especiais, porque eu posso competir na frente do nosso povo e é algo que me motiva. Madrid sempre foi ótimo comigo e eu espero fazer um bom torneio", disse Nadal.

Assista a entrevista de Rafael Nadal:



Bernadette S. Holvery