12 November 2013

DJOKOVIC VENCE RAFAEL NADAL E É TRICAMPEÃO EM LONDRES

Por Bernadette S. Holvery, de São Paulo.
___________________________

O sérvio vence o Torneio de Londres, mas Nadal continua sendo o número 1.

Novak Djokovic and Rafael Nadal ATP Finals 2013 Canal do Tênis - Bernadette S. Holvery


O tenista sérvio Novak Djokovic venceu o ATP Finals pela terceira vez. Ele venceu o tenista espanhol Rafael Nadal por 2 sets a zero, com parciais de 6-3 6-4.

Djokovic vem em uma sequência de títulos na última parte da temporada. Ele venceu na Ásia, Beijing e Shanghai, e em Paris e agora o Finals.

Nadal teve uma performance nesta temporada impressionante. Ele venceu 10 torneios, incluindo 2 Grand Slams, 5 torneios Masters 1000, 2 ATP 500 e 1 ATP 250. 

O final da temporada para Rafael Nadal foi mais custoso. O espanhol estava visivelmente cansado. Ele inclusive pulou o Torneio de Valência e o da Basileia, alegando cansaço. 

Djokovic pode aproveitar-se desse final de temporada cansativo para Nadal e conseguiu ganhar prêmios importantes.

Nadal nunca venceu o Finals. Ele reclamou há poucos dias que o piso rápido em ambiente fechado não é seu favorito e que o ATP prioriza esse piso nos últimos anos, o que deixa Djokovic e Federer na dianteira do espanhol.

O comentarista esportivo Chiquinho Leite Moreira comentou em seu blog sobre a decisão da ATP fechar contrato em Londres com a O2 Arena. (ATP: associação de classe ou empresa lucrativa?A princípio o Finals seria itinerante, ou seja, a cada ano ele aconteceria em um local diferente para divulgar o esporte. Natural pensar que os pisos deveriam mudar também. Afinal, seria mais um desafio para os tenistas. 

Isso não ocorre mais. O lucro que a ATP consegue em Londres passa por cima de todos os outros valores do esporte. Acredito que não vai adiantar Nadal reclamar que só fazem o Finals no piso duro e Djokovic reclamar que não fazem o Finals em Belgrado, sua terra natal.

Rafael Nadal vai ter que se aprimorar assim como fez para conseguir ganhar em Wimbledon. 

Nadal tem prêmios que poucos tenistas já conseguiram. Ele tem uma medalha de ouro das Olimpíadas de Pequim, o que Djokovic não tem. Ele tem 13 grand Slams. Na ativa somente Federer tem mais que ele (16).

Os fãs de Nadal não podem desanimar. Agora é aguentar a chateção dos fãs de Djokovic e seguir em frente.

Rafael Nadal, o Touro Miúra,  continua sendo o número 1.

Na próxima temporada tem mais.

No comments:

Post a Comment